quinta-feira, 28 de maio de 2009

O crime da cópia: plágio

Wagner Costa e Rafaella Sousa
Do Informe R.Sá, em Picos

O plágio está se tornando cada vez mais comum na vida das pessoas. Muitos usam este artifício para se dar bem em determinada situação e acabam usando a capacidade intelectual sem permissão.

Na universidade, por exemplo, onde muitos alunos se utilizam de obras e assuntos retirados da internet para apresentar e fundamentar o seu trabalho em sala de aula como se fossem de sua autoria.

Segundo artigo do advogado Cândido Alexandrino, do ponto de vista do plágio acadêmico, os adeptos da prática sabem da impunidade. Na totalidade dos casos, professores que está há muito tempo na carreira reconhecem que alguns estudantes elaboraram suas teses, trabalhos ou artigos, mas é difícil comprovar.

Para aqueles que se utilizam dos direitos autorais com o intuito de lucrar é bom ficar esperto. A punição para este tipo de crime vai de 2 a 4 anos de reclusão ou pagamento de indenização. Um bom exemplo é quando um cantor reproduz uma canção sem permissão do autor.

No jornalismo, é rotineira a prática do plágio, principalmente na internet. Fotos e textos têm por obrigação de serem publicados com os créditos do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário